quarta-feira, 1 de junho de 2011

Inclusão do Autista na escola

O ambiente escolar pode minimizar o isolamento da criança com autismo, possibilitando a mesma ser estimulada nessa interação com crianças na mesma faixa etária. Podem-se desenvolver habilidades de competência social, além de adquirir experiências tendo como modelo criança com o desenvolvimento normal. (SANTOS, 2008).
Quanto mais cedo à criança autista ter interação com outras crianças, é melhor para seu desenvolvimento da linguagem, e comunicação. Segundo DEFENCE e FERNANDES (2010) e outros estudos realizados, é possível identificar maiores dificuldades de comunicação nos indivíduos autistas adolescentes e adultos que não receberam estimulação necessária quando crianças. A inclusão social dessas crianças no ambiente escolar traz benefícios para sua educação e desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e comunicativas.

A escola é o primeiro lugar de interação social da criança autista longe de seus familiares, encontrando dificuldades em se adaptar às regras sociais e efetuar tarefa. (CAMARGO e BOSA,2008).
Desse modo, a convivência compartilhada da criança com autismo na escola, a partir da sua inclusão no ensino comum, possibilita os contatos sociais e favorece não só o seu desenvolvimento, mas o das outras crianças, que aprendem a lidar com as diferenças,
Mas a realidade de grande parte das escolas é da falta de recursos pedagógicos, orientações e capacitação dos professores para acolher crianças com o transtorno global do desenvolvimento. Por isso, o ambiente escolar deve ser preparado de modo a receber essas crianças de maneira positiva, tanto por parte da escola, dos professores e dos alunos, para que sua interação social na escola seja benéfica.(SANTOS, 2008)

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