segunda-feira, 30 de maio de 2011

Interação Social

A capacidade interativa de uma criança autista é limitada pelos comprometimentos e dificuldades de se relacionar e de se comunicar de maneira usual com as pessoas ao seu redor. As crianças autistas podem se interessar pela interação social reagindo passivamente ao convívio com outros, sem procurar tal socialização, podem exceder seus comportamentos interagindo de maneira inapropriada, como também se isolar desse convívio (CAMARGO ,2009).

Características da interação social do autista:

- Dificuldades do uso de comportamentos não verbais, como: olhar no olho, expressão facial, gesticulação;
- Não formação de relacionamentos apropriados para idade;
- Ausência de busca por compartilhar prazer, interesses ou conquistas;
- Falta de reciprocidade emocional ou social;

As dificuldades de comunica­ção verbal, de interação social e os padrões de comportamento restritos e repetiti­vos são comuns a todos os transtornos do espectro autístico, mas existem consideráveis diferenças entre eles, relacionados a fatores como etiologia, idade de manifestação, diagnóstico característica regressiva ou de desenvolvimento, funcionamento intelectual, perfil neuropsicológico e prognóstico (Fernandes; 2004). 

O que é o Autismo?

Na classificação do DSM.IV, o Transtorno Autista está localizado dentro dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, sendo caracterizado por uma doença crônica, grave e incapacitante que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e se manifesta antes dos 3 anos de idade. Essa doença lesa e diminui o ritmo do desenvolvimento psiconeurológigo, social e lingüístico.Estas crianças também apresentam reações anormais a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, sentir, equilibrar e degustar.
 
Existem algumas características de crianças autistas que são enumeradas e podem ser utilizadas como critério de diagnóstico, como as dificuldades de relacionamento no início da vida, atraso no desenvolvimento da linguagem, envolvendo inversão pronominal, ecolalia, comportamento obsessivo e uso ritualístico da linguagem, repertório restrito de atividades e interesses, com desejo obsessivo pela manutenção da mesmice, desenvolvimento intelectual normal, com memória imediata excelente e o desenvolvimento físico normal. 
(CAMPELO. L.D.et al.2009).